Cruz de Caravaca. Já ouviu falar? | Brunbabi

Tava conversando com uma amiga e comentando como é louca a variedade de coisas que passamos a vida toda sem saber. Como seria bom se nós nascêssemos com o conhecimento implantado nas veias!

Não sendo assim, só nos resta estudar os assuntos mais variados e tentar saber um pouco mais sobre o mundo que nos cerca. 

O tema de hoje é a curiosa Cruz de Caravaca. Vi num site que vendia crucifixos, achei a cruz "estranha" e decidi estudar pra saber do que se trata. 

Tá aí o que encontrei em um site de artigos:

Também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha, a Cruz de Caravaca teve sua história iniciada na Espanha, em 3 de maio de 1232, quando apareceu milagrosamente em Caravaca.

Na época, a região era dominada por um sultão que mantinha sacerdotes presos. Certa feita, o sultão decidiu requerer a um sacerdote que fizesse um culto e lhe mostrasse como funcionavam os encontros religiosos da igreja. Cumprindo a ordem, deram ao sacerdote tudo que ele solicitou para realizar o culto, porém, na hora marcada, ele percebeu que tinha esquecido A CRUZ! Com medo, o sacerdote olhou para o céu e viu descer uma cruz de ouro com de pedras preciosas e dois braços, segurada por um anjo em cada ponta.

Diante do acontecido, o sultão e os presentes se converteram. Até hoje, em 2 de maio relembra-se essa data e realiza-se uma festa com luzes, danças e muito vinho no Sul da Espanha.

Em 1934, a Cruz Caravaca sumiu misteriosamente e foi feita uma réplica idêntica com dois pedaços do Santo Lenho , doados pelo Papa Pio XII.

A crença da Cruz Caravaca foi trazida ao Brasil pelos primeiros colonizadores em 1532, na expedição de Martin Afonso.

Cruz de Caravaca
Hoje em dia é comum ver pessoas usarem correntes com o pingente da Cruz Caravaca como símbolo de devoção e proteção.

Pra mim, tudo isso é novidade. Acho que por trás de tudo existe uma simbologia e cabe a nós procurar saber a respeito dos itens de moda, acessórios e materiais que compõem nosso dia a dia. Afinal, ninguém quer pagar mico por não saber nem ao menos o que anda carregando no pescoço, não é mesmo?

Confira outras postagens sobre curiosidades e moda aqui no Brunbabi.

1 comentários:

  1. Ah, quem dera!! Saber um pouco de tudo néh?? rsrs
    Nossa, eu já ouvi falarem dessa cruz, mas nunca ninguém
    me contou a história!!!
    Interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.