Vanessa Liebel Ataca Novamente... Assunto de hoje...

Entenda como horário de verão afeta a saúde!!!

Horário de verão e sua saúde: entenda como o fato de adiantar o relógio em um hora afeta seu corpo:

Com o horário de verão, nós vamos dormir antes do habitual e acordamos uma hora mais cedo
Foto: Dreamstime

O horário de verão começa em 2011 no dia 16 de outubro. Os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e o estado da Bahia terão de adiantar os relógios em uma hora.

Com o horário de verão, e o conseqüente adiantamento dos relógios em uma hora com a finalidade de se aproveitar mais a luz natural durante os dias mais longos do ano (e economizar energia), nós vamos dormir antes do habitual e acordamos uma hora mais cedo.

A alteração do horário de sono, segundo especialistas, pode trazer alguns prejuízos, como sonolência durante o dia, insônia à noite, cansaço, irritabilidade e falta de apetite. "Isso acontece porque, em condições normais, os diversos ritmos do nosso organismo, como o ciclo vigília-sono, por exemplo, estão sincronizados entre si e aos ambientes de claridade e escuridão que se sucedem ao longo do dia", afirma a bióloga Cláudia Moreno Louzada, colaboradora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos (GMDRB) da Universidade de São Paulo, em entrevista para a VIDA SIMPLES.

Essa confusão que acontece no nosso organismo é um fenômeno que os médicos chamam de "desordem temporal interna". O organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário, mas cada ser humano tem uma velocidade própria de ajuste. "Depois de alguns dias ou semanas, a maioria das pessoas se adapta ao novo horário", diz Luiz Menna-Barreto, co-autor do livro Relógios Biológicos e Aprendizagem (Edesplan).

Quer saber o que é o relógio biológico? A revista SUPER INTERESSANTE conta.
(Com informações da revista VIDA SIMPLES).

Fazer o que não é mesmo? Eu, particularmente, não gosto, é horrível aquela sensação de que você dormiu pouco e ainda está levantando uma hora mais cedo. E vocês queridas, também sofrem com essa mudança? Na cidade de vocês muda também o horário? Bom final de semana à todos!!! Aproveitem e curtam bastante!!! Beijos da Vanessa Liebel...





Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

2 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Eu fico completamente perdida quando começa o horário de verão, e quando acostumo ele termina. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem