Vanessa Liebel Ataca Novamente... Assunto de Hoje...

4 dicas para acertar na tintura do cabelo...

Mudar a cor do cabelo exige muito mais cuidados do que você imagina. Veja quatro informações essenciais para entender antes de colorir os fios...




Quem nunca tentou mudar a cor dos cabelos e acabou com um resultado completamente diferente do esperado? O motivo: "a cor natural do cabelo influencia no resultado. Tinturas são pigmentos que se somam aos que já existem nos fios e a cor final varia de acordo com o que já está ali", explica o especialista em colorimetria Tony Rodrigues, da Academia Ondina, de Campinas.

A colorimetria é uma ciência que estuda como os pigmentos reagem nos fios dando origem às cores. É necessário até fazer contas para acertar no tom! Se você for adepta do tingimento dos fios em casa, é preciso ficar ainda mais atenta.

Atenção: antes de passar qualquer tintura, teste em uma mecha da nuca para ver como a cor vai ficar no seu cabelo!

O que você precisa entender antes de tingir os fios:

TONS

O primeiro número que aparece na caixinha da tintura indica o tom base da cor. São oito os tons que o cabelo pode ter, do preto ao loiro claro. Esses números são os mesmos em todas as marcas.




NUANCES

O número que aparece depois do ponto indica a nuance da cor. Pode ser bege, dourado, acinzentado, vermelho, mate, acobreado, etc.

Esses números têm significados diferentes de acordo com a marca. Então, é importante ler o nome da cor, pois ele vai especificar isso! Exemplo: Louro dourado

ÁGUA OXIGENADA

O volume da água oxigenada define quantos tons ela é capaz de clarear. E o tempo de ação com o descolorante determina o clareamento. Nem sempre a água oxigenada que vem com a tintura é a indicada para você. Veja abaixo como cada volume age para acertar na escolha.


Volume Ação                                                  Tempo de ação


10 Escurece os fios com a tintura                                   Especificado na caixa da tinta
20 Clareia de um a dois tons                                            De 45 a 50 minutos
30 Clareia de dois a três tons                                          De 45 a 50 minutos
40 Clareia de três a quatros tons                                  De 45 a 50 minutos

Atenção: se seu cabelo for preto, talvez a água oxigenada clareie um tom a menos do que o esperado!

COMO PASSAR A COLORAÇÃO

A tintura deve ser aplicada no cabelo seco. Você deve estar há dois dias sem usar produtos sem enxague nele. Siga as instruções que vêm na embalagem do produto sobre o seu tempo de ação.

Quanto à forma de aplicar, divida todo o cabelo em três ou quatro partes, formando mechas não muito grossas, e siga as dicas de Tony Rodrigues:

· Se for aplicar tintura escura ou do mesmo tom dos seus fios: comece aplicando pela parte da frente da cabeça. Isso porque a tinta age mais na região onde a aplicação começa e, se você iniciar pela nuca, corre o risco de a frente ficar desbotada.

· Se for aplicar tinta mais clara: inicie a aplicação pela nuca. Assim, evita que a frente fique desbotada.

· Se o cabelo for branco: comece por onde há maior concentração de fios brancos.

Conteúdo do site SOU MAIS EU!



Meninas, o post é meio longo, mas todas essas são dúvidas muito comuns e importantes, acertar na cor da coloração não é tão fácil assim. Quem nunca fez cáca nos cabelos errando a coloração não é mesmo? Mas tomando alguns cuidados você pode sim chegar ao resultado esperado e ficar super feliz com suas madeixas. Seja em casa ou no salão, vamos prestar bem atenção para não perder tempo e nem dinheiro. Vocês tem algum segredo ou truque para compartilhar com a gente? Tudo de bom, tenham lindo final de semana.. beijos da Vanessa Liebel...


Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

1 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Vanessa sempre esmiuçando coisas que praticamos com frequencia!
    Nossa tem coisas que eu NÃO sabia,e agente acha que sabe tudo né!
    A questão que me chamou atenção foi as nuances (tipo o numero que vem depois do primeiro)Não sabia que era dividido assim!
    E as dicas do colorista,vale sempre lembrar!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem