De frente com ... Bruna Bozano

As entrevistas fazem parte da essência do Bruunbabi. Quem acompanha o blog desde o começo, pode conhecer de perto pessoas muito queridas, que passaram por nossa rol de entrevistados.

A parte mais legal desse tópico, é trazer novas experiências, novos pontos de vista e opiniões, de pessoas competentes no que fazem e que acreditam no seu trabalho.

Meu entrevistado de hoje é nosso amigo e parceiro Paulo Freitas, sabem quem é?


Bem, chamando assim, talvez vocês não reconheçam o nome, mas ele já participa do blog há meses, com sua empresa de e-commerce: a Paulo Cezar Enxovais! Dêem as boas-vindas e conheçam um pouco da experiência de Paulo Freitas:

Paulo, boa tarde, vamos à nossa entrevista? Boa tarde Bruna. Vamos lá. 

A princípio, gostaria que falasse para os leitores do blog, quem é o empresário Paulo Cesar e em que momento de sua vida, decidiu trabalhar com e-commerce e porquê a opção do ramo de Enxovais? Me formei na área de Produção em Industrial no ano de 2005. Trabalhei em uma empresa no ramo de enxoval, aqui na cidade de Ibitinga mesmo, como responsável pelo controle de produção durante 2 anos. Durante esse tempo e quando ainda estudava e fazia alguns “bicos” na área percebi que não era essa área que prendia minha atenção. No ano de 2007, pouco antes de sair da empresa, comecei a ver o mercado e-commerce com mais atenção, por ser um setor com altíssimo crescimento. Como minha familia ja possuia, há alguns anos (pra ser mais preciso desde o ano de 1989), uma pequena empresa no ramo de confecção de enxoval e não tinham muitas pretensões de crescimento, utilizei a mesma para começar esse novo setor de vendas. Possuiamos pouca variedade de produtos, então, fui procurando outros parceiros e fornecedores, como a cidade é um polo no ramo de enxoval, essa parte até que foi fácil (rsrs). Assim, em Agosto de 2008 inauguramos o site Paulo Cezar Enxovais.

Outra coisa que tenho constatado é que muitas lojas virtuais começam fortes e declinam através dos meses e anos. Com a Paulo Cezar Enxovais ocorreu o contrário e a loja hoje é referência no ramo. Existe uma receita de sucesso ou a perseverança levou sua empresa a esse patamar? Sempre acreditei que não há uma receita pronta para o sucesso. Cada caso tem que ser tratado individualmente, por isso é perigoso apresentar uma “receita para o sucesso”. Acredito no trabalho e no estudo do ramo trabalhado e com isso virá o aumento de vendas e consequentemente o sucesso.   

Em algum momento, pensou em mudar de ramo ou desistir do seu negócio?  O começo é super complicado. Para pequenas empresas, como a nossa, o fluxo de caixa é um problema primário. Como estamos sediados em uma empresa do interior, a logistica também foi um problema. Mas aos poucos fomos, com muito trabalho e dedicação, solucionando os problemas.

Quem são seus maiores incentivadores na sua profissão? Os que mais incentivaram para a abertura do site foram os meus familiares.

Quais são os maiores benefícios e maiores desvantagens em trabalhar com um e-commerce? Levar produtos bons e de qualidade para todo o Brasil e até mesmo para outros países (já vendemos para Suécia, Japão, Suíça, Itália, etc) é algo que me traz muito orgulho, ou seja, ver a satisfação dos clientes. Criar uma estrutura de comunicação, atendimento e logística que seja eficiente e barata é um problema rotineiro para os e-commerces.

 Estamos chegando ao término de 2011. Você é uma pessoa que traça metas? Fez alguma para esse ano que está acabando? Se fez, conseguiu alcançá-la? Metas são fundamentais para o crescimento sustentável de uma empresa. Sempre busquei metas altas para estimular os colaboradores e a mim mesmo. Temos uma meta de crescimento para esse ano de 30% e até o momento estamos conseguindo atingir. Mas ainda restam 3 meses para o final do ano, aí sim, quando finalizar o ano posso lhe afirmar que conseguimos atingir nossa meta.

Quais são os planos para a Paulo Cezar Enxovais em 2012? Manutenção do status atual, recuo, expansão ou mudanças? Primeiro precisamos afirmar nossa marca, para assim ter um crescimento sustentável. Vamos investir em algumas mudanças no layout do site e mudanças estruturais e técnicas para otimizar o mesmo.

Você considera sua loja uma realização pessoal e profissional? Com ela, alcançou seus objetivou ou foi impulsionado a buscar novas fronteiras? Com certeza é uma realização profissional e pessoal mas nunca podemos ficar satisfeitos. Quando se trabalha com vendas, a busca pelo aperfeiçoamento é constante. O trabalho é diário e nunca termina.

E por último, mas não menos importante... Atualmente, existe um “boom” de lojas virtuais que aparecem e desaparecem repentinamente, criadas talvez por pessoas que acreditem que o trabalho desenvolvido através da internet seja mais simples e menos elaborado do que um trabalho em loja física. O que você tem a dizer sobre o assunto? Que essas pessoas estudem bem antes de se aventurar pelo mundo virtual. Conversem com pessoas mais experientes, procurem o SENAI e o SENAC, eles possuem ótimos cursos e, também, façam um bom planejamento. Apesar de ter estudado o mercado antes por quase 1 ano, me deparei com problemas inesperados. Hoje, estou certo em lhe dizer que manter uma loja virtual é tão difícil quanto (se não mais) manter uma loja fisíca. Mas com planejamento e estudo, não só na loja virtual, como em todas as áreas, você terá mais embasamento para enfrentar as dificuldades e o procurado sucesso fica mais próximo.

Paulo, agradeço por sua atenção. Sei que seu tempo é curto, mas sempre atende ao Bruunbabi com presteza e muita consideração. Que a Paulo Cezar Enxovais tenha um desenvolvimento ainda maior e melhor nos próximos meses e no próximo ano que se aproxima. Obrigado Bruna, uma ótima semana para você.  Até a próxima.

Foi muito legal poder compartilhar com vocês a experiência desse empresário tão querido pro Bruunbabi. Espero que tenham gostado e que continuem por aqui, compartilhando desses momentos especiais conosco.

Beijos =)






Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

5 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Muito legal a entrevista...A loja tem coisas maravilhosas!!!Parabéns Paulo!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeei =)
    Parabéns pela iniciativa das entrevistas !!!!

    Beijinhooooooooos,
    www.abiabomdia.blogspot.com

    ------------
    Se não for pedir muito passa lá conhecer nosso novo brechó www.vembrechozar.blogspot.com =)

    ResponderExcluir
  3. Que legal, adorei a entrevista!
    Parabéns para o Paulo, um jovem empreendedor de sucesso, e a loja só tem coisas lindas!!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de entrevista, parabéns Bruna, e Parabéns Paulo!!!
    A loja é linda...

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,

    Sei que é tarde para comentar aqui no post,mas li ele no meu email há dias atrás.
    Adoreiii a entrevista com o dono da Paulo Cezar Enxovais!
    Sempre fui fã da loja desde o dia em que conheci,acho o site dele um encanto!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem