Vanessa Liebel Ataca Novamente... Assunto de Hoje...

Cabelos brancos antes dos 30 anos...

Genética, estresse... Saiba quais os fatores que queimam a melanina dos seus fios..



Um belo dia você acorda, penteia os cabelos e dá um grito! Você não tem nem 30 anos e já apareceram os primeiros fios brancos na sua cabeça! O que fazer? A terapeuta capilar e cosmetóloga Sheila Bellottiexplica por que cada vez mais mulheres jovens estão passando pelo que muitas consideram um pesadelo.

"Existem pessoas que têm tendência a ter mais cedo e outras mais tarde, mas todas terão. Com o passar dos anos, as células sofrem um processo chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina - pigmento que dá a cor aos pêlos e à pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada pela genética de cada um", analisa ela.

Mas fios brancos aos vinte e poucos anos não é nada legal, não é? Pois é... Mas, segundo Sheila, não há muito a fazer. Se o fio já perdeu a melanina, só há duas opções: pintar ou assumir. O grande vilão por trás do embranquecimento pode ser, adivinhem?, ele mesmo: o estresse!

"Quando descartamos a questão genética, partimos para uma anamnese (uma entrevista com questões sobre a saúde do paciente) e, a partir daí, um trabalho multidisciplinar para detectar o que tem que tratar: estresse, trauma".

São as mulheres as maiores vítimas da caninice - perda da coloração dos fios. Sheila explica que o estresse auxilia na queima da melanina, fenômeno que pode acontecer também em outras partes do corpo e que dá origem a outras doenças, como o vitiligo, por exemplo.

Mas, pelo menos em alguns casos, o tratamento correto pode até recuperar a cor do fios, que voltam a crescer com a pigmentação inalterada. "Não tem como fugir muito disso. O jeito é coloração, psicólogo e tentar diminuir o estresse", conclui a terapeuta capilar.


Com certeza posso afirmar pra vocês que esse é meu maior pesadelo, eu não posso ver um fiozinho branco que vou arrancando, pois meu cabelo é escuro e aparece bem... estou pensando até em mudar a cor dos meus cabelos, talvez até clarear com algumas mechas... ainda estou decidindo. E vocês amigas o que fazem nessa situação desagradável? Uma ótima semana pra todos vocês... beijos da Vanessa Liebel...







3 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Oi Vanessa!!

    Nossa cabelos brancos é uma tortura mesmo...
    Comecei a notar e de vez em quando acho um e outro na minha cabeça.
    Muito interessante a questão do estresse afetar a melanina do fio,realmente o estresse é RUIM para tudo!
    Acho que eu tenho um pouco de sorte até nesta questão pois já passei a pouco da casa dos 30 anos (abapha que eu tenho carinha de 25...rsrsrs,pretenciosa a senhorita aqui) e tenho um e que outro fio e pasmem faz um ano que deixei de passar tonalizante nos meus fios..
    Mas sei que este futuro de pintar o cabelo quinzenalmente me espera por conta do que vejo com a minha mãe...
    Fazer o que né...faz parte da natureza e se um dia eu precisar pintar 2 x ao mês certamente o farei,pois acho tão feio cabelos grisalhos...
    Beijos e parabéns pelo post mais um de utilidade pública!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse problema, conheci meu primeiro fiozinho branco aos 16.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbém conheci o meu primeiro fio de cabelo brancos aos 17 anos...cedo de mais...mais acho que é genetico ...minha mãe tbém foi assim...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem