Vanessa Liebel Ataca Novamente... Assunto de Hoje...

Dormir demais pode gerar mais cansaço!!!

Em vez de aumentar a disposição, ficar na cama por tempo demais acaba sugando suas energias. Entenda como funciona esse excesso de sono...

Dormir em excesso faz tão mal para a saúde quanto dormir pouco
Foto: Dreamstime

Sabe aquela moleza e aquela sensação de cansaço que batem depois que você dorme muito? Podem ter surgido justamente porque você descansou demais. Isso também vale para o raciocínio lento e para a dificuldade extra de se concentrar.

Dormir em excesso, mesmo que de vez em quando, faz tão mal para a saúde quanto dormir pouco. "Se você dorme menos ou mais que o tempo de que seu corpo precisa para descansar, o cérebro fica irritado e seu desempenho é prejudicado", diz o psiquiatra Dirceu Valladares, especializado em medicina do sono na Universidade da Califórnia (EUA).

Ai, meu coração...

Não é só o cérebro que se incomoda com essa história. Uma pesquisa de 2009 da Universidade de Laval, no Canadá, que observou 9 mil pessoas, concluiu que quem dormia nove ou mais horas por noite tinha 48% mais riscos de desenvolver diabetes do que os demais.

Já um estudo de 2003 feito pelo Hospital-Geral de Vancouver, também no Canadá, com 70 mil mulheres, constatou que aquelas que dormiam entre nove e 11 horas eram 38% mais propensas a ter problemas de coração do que as que dormiam oito horas. Há ainda estudos que associam o hábito de dormir demais a dores de cabeça, obesidade e até depressão.

Relógio interno...

"Cada pessoa tem seu próprio relógio biológico. É ele quem dita a quantidade de descanso necessária para você", diz Valladares. Ou seja, sua amiga pode dormir apenas seis horas e acordar toda disposta, mas você talvez precise de mais que isso para funcionar direitinho no dia seguinte. É normal.

Segundo o psiquiatra, basta ficar atenta às reações do seu corpo ao tempo dormido para encontrar o balanço ideal. Mas, uma vez encontrado, é preciso respeitá-lo. "Não adianta querer 'colocar o sono em dia'. O corpo estranha, e você sai prejudicada", ele explica.
Conteúdo do site GLOSS


Bem, tudo que é em excesso não faz bem não é mesmo? Lembro de mim a alguns anos atrás, o sono me dominava, chegava a dormir na minha hora de almoço, acordava 10 minutos antes de ir trabalhar, final de semana me acabava de tanto dormir, a noite ia "dormir com as galinhas" como dizia minha mãe de tão cedo que era... e mesmo assim vivia cansada. Aprendi a controlar e hoje não passo de 8 horas de sono por noite, Não vou mentir que as vezes cochilo a tarde kkkkkk mas não é sempre. E vocês meninas tem muito sono? Um ótimo final de semana pra vocês, divirtam-se, descansam e não durmam muito viu? kkkkkkk Beijos da Vane...



5 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Que coisa hein? ams é tão bom ficar na cama... principalmente no clima frio!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gurias!!

    Confesso que amo dormir, mas...meu corpo pede para levantar da cama.
    De tarde NÃO consigo dormir de jeito nenhum...ás vezes tento,rsrsrsrs
    Mas eu concordo com as pesquisas faz alguns meses que descobri que para eu estar bem, tenho que dormir no mínimo 6 h por noite,mas mantenho uma média entre 6 e 8 hs.
    Dormir é tão bom ainda mais no frio aqui do sul.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. AI, AI... SEMPRE ACHEI QUE DORMIR ERA UM BAITA DESPERDÍCIO DE TEMPO! MAS DEPOIS DE GANHAR BB, TER TANTAS NOITES SEM DORMIR, APRENDI A DAR MAIS VALOR À CAMA!
    COMO TUDO NA VIDA: NEM DEMAIS, NEM DE MENOS NEH!
    ÓTIMA MATÉRIA, BJS!

    ResponderExcluir
  4. mesmo sabendo disso não consigo dormir menos,é tão bommmmmmm

    ResponderExcluir
  5. Dormir é muiiiiiiito bom! Taí uma coisa que eu faço com excelência: dormir! hehehehe

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem