Vanessa Liebel Ataca Novamente ... Assunto de hoje:

CABELO MACIO JÁ NA LAVAGEM!!!

Cabelos fortes, bonitos e acima de tudo saudáveis ... Precisamos entender que não adianta gastar com mil produtos para passar após a lavagem, se não fazemos a correta limpeza e higiene dos nossos cabelos. E olha, eu posso comprovar isso, meu cabelo é danado, ele é muito fácil de arrumar, mas exige atenção, pois ao contrário disso, vem a oleosidade, couro cabeludo com resíduos, enfim, o pesadelo para qualquer mulher. O mais básico dos cuidados – lavar o cabelo – pode ser o pontapé inicial para deixar as mechas bonitas e saudáveis.


Lindos e saudáveis:
Não precisa gastar uma fortuna. Cuidados simples ainda no banho diminuem os danos ao cabelo. Por isso, além de escolher a dupla de condicionador e xampu certa para o seu tipo (ou para o efeito que você deseja causar: liso, com volume ou cachos definidos), vale seguir algumas recomendações. A primeira delas é ser gentil com ele – lave-o como se os fios fossem uma lingerie delicada. Deixe o esfrega-esfrega apenas para o couro cabeludo. “No comprimento, passe apenas os dedos para espalhar a espuma e puxe a água para baixo. Se torcer, o cabelo úmido, que fica com mais elasticidade, tem maior risco de quebrar”, diz Fabiane Brenner, dermatologista da Universidade Federal do Paraná. A seguir,  outros truques que vão fazer grande diferença.

Dose a quantidade de xampu:
Em nome da limpeza do cabelo, vale encher a mão de produto, certo? Errado! “O excesso de xampu fragiliza os fios. Isso porque, além da sujeira, ele remove a proteína do cabelo”, explica Carla Scanavez, química da Universidade de Campinas (Unicamp). O vilão é o detergente, batizado de lauril sulfato de sódio, uma substância bastante agressiva. É claro que os cosméticos modernos levam na fórmula agentes hidratantes e reconstrutores que combatem esse dano, mas não custa dosar: uma quantidade de xampu equivalente ao tamanho de uma moeda de 50 centavos é o suficiente para deixar a cabeça limpa e cheirosa. 

Veja o pH no rótulo:
Alguns xampus, principalmente os vendidos no salão, indicam essa informação na embalagem. Sabe por quê? O pH determina o grau de acidez (menor que 7) ou de alcalinidade (maior que 7) dele. Como o cabelo tem pH levemente ácido, entre 4,2 e 5,8 o ideal é lançar mão de um produto compatível. A única exceção é o xampu de limpeza ou anti-resíduos, que deve ser usado uma vez na semana. “Caso
contrário, o cabelo fica sem brilho e difícil de desembaraçar”, fala Everton de Freitas, especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Vital Especialidades, em São Paulo.

Escolha: hidratante ou reconstrutor?
São tantas as opções para cabelo danificado que a gente fica perdida na hora de comprar xampu. Siga esta regra: quem faz uso de secador ou chapinha, pratica natação ou vive na praia deve optar por ativos hidratantes. Entre os mais usados, estão a ceramida, a lanolina, o pantenol, o silicone e os óleos hidratantes (como o de abacate e de amêndoas). Se você é adepta da química – tintura, alisamento, relaxamento – vale escolher substâncias que vão recuperar a fibra capilar. Boas pedidas: queratina, proteína ou aminoácidos e tutano de boi.

Cabelo oleoso? Esfoliação nele!
Os esfoliantes capilares (encontrados em supermercados e farmácias) combatem o problema, devolvendo a maciez e o volume desse tipo de cabelo. Siga o passo-a-passo:
1. Com a ajuda de um pente fino, aplique o produto na raiz como se estivesse passando uma tintura. Cubra todo o couro cabeludo, não deixando de fora a parte de trás da cabeça.
2. Use a ponta dos dedos para massagear suavemente toda a área. Os grânulos do produto removem as células mortas e a ação adstringente dos ativos controla a oleosidade.
3. Enxágüe no chuveiro ou com a ajuda de um borrifador com água. Use um pente fino para remover o excesso dos grânulos conforme for desembaraçando as mechas.

Viram como não é difícil e também não precisa gastar horrores para ter um cabelo bonito e saudável?
E opções não faltam por aí, poderia citar muitos, mas deixo a critério de vocês, pois cada uma conhece seu cabelo, a necessidade dele, e seguindo essas dicas fica fácil comprar e deixar seus cabelos maravilhosos! Outra coisa, no inverno tomamos banho na água bem quente não é? Tentem pelo menos na hora de enxaguar os cabelos deixar a água morna, assim ele não ressecará os fios, não precisa tomar banho frio tá? Não quero que ninguém fique doente (rsrsrsrs), mas é que vai  ajudar muito a manter sempre belas as suas madeixas!!!
Espero que gostem e aproveitem as dicas, um super beijo da Vanessa Liebel.



5 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. adorei as dicas!! cabelos mais bonitos depois disso né?! rsrs
    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Algumas já conhecia, outras não. Valeu! BJ!

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas! Agora eu sei (finalmente!!) que condicionador usar nos cabelos! Eu ficava olhando aquela infinidade de cremes e nem sabia escolher... Obrigada pela dica! bjs

    ResponderExcluir
  4. Vanessa!
    Ótimas dicas.
    Muita coisa não sabia, como é bom escutar quem entende do assunto.
    Obrigada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Não adianta, eu preciso mesmo de muito condicionador...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem