Propaganda x Verdade. Why?

Hi VIP's.

Hoje venho falar de um tema que para mim, não é nenhum mistério, contudo, ainda engana muita gente por aí.

Quantos comerciais de marcas de veículos vemos diariamente na TV? E de concessionárias então? é de perder as contas ou não é?

Cada propaganda mais atrativa que a outra: Uma oferece ar condicionado grátis, a outra oferece juro 0, a outra parcela seu carro em até 72 vezes se você der uma PEQUENA entrada, a outra te oferece troca com troco e por aí vai, mentirada atrás de mentirada, em pleno 2011, era em que o Código de Defesa do Consumidor já deveria estar dentro da bolsa ou do bolso de cada cidadão desse país corrupto.

O que vale dizer nessa postagem não é sobre a marca TAL ou sobre a concessionária X ou Y, porque a jogada de marketing deles é tão igual e tão queimada, que é difícil até desfavorecer alguém nessa história.

Estou tocando nesse assunto porque creio, que nessas quase 1050 pessoas presentes aqui no blog, pode ter alguém em busca do seu primeiro, segundo ou até terceiro automóvel ou motociclo e como a mídia não tem feito muita questão de ser útil, bora usar esse humilde blog, já que nem só de esmaltes e batons vivem as mulheres, né?

Enfim, trabalhei em concessionária de motos por algum tempo na minha vida, amava o que fazia apesar de não saber pilotar, sempre amei trabalhar com vendas. Foi ali que descobri como as coisas costumam ser fáceis pra quem é desonesto e enfim... não é fácil ser incorruptível no meio de tanta coisa dizendo pra você que o errado é o certo. Hoje dou graças a Deus por poder trabalhar de forma que o meu salário não tenha que sair do prejuízo alheio.

Aí você me diz: Bruna, que que você tá falando? não tô te reconhecendo! Pois é meninas, só quem trabalha ou já trabalhou em concessionária vai entender o que estou dizendo e é por isso que venho trazer esse alerta pra vocês:

Viu propaganda do carro lindo na TV, com taxa maravilhosa, tanque cheio e ar condicionado grátis??? HEI BABY? Você também deve acreditar em Papai Noel.

Como diria padre Quevedo: ISSO NOM EXISTE!

E aí vem a questão: Se a propaganda é enganosa, não poderia estar no ar, certo???

Sim, certo. Mas se isso realmente acontecesse as Casas Bahia já estariam fechadas há muito tempo, já que você raramente consegue entrar na loja e fazer valer o que viu no comercial da TV.

O que acontece é que eles colocam aquelas letrinhas miudinhas em um texto de 7 linhas que pisca em um milésimo de segundo explicando as condições daquela propaganda e isso para os que fazem a lei "valer" já basta para dizer que a propaganda não é enganosa.

Indo direto ao assunto:

Toda concessionária que oferece essas promoções não está dando de presente absolutamente nada pra você.

Aí você me diz: Bruna, conta outra que isso eu já sabia.

Ok.

O que você não sabia é que além de pagar por todos os "brindes" do seu carro, você paga  juros enooooooormes por eles e que por exemplo, no caso de motos, um capacete de R$60,00 dado de brinde na compra de uma moto, vai te custar pelo menos 200 reais no fim da conta; Ou seja, valia mais a pena você dispensar o brinde e pagar seu capacete no cartão.

Cada financeira (Itaú, BV, Pan Americano, etc, etc, etc) oferece para as concessionárias uma tabela de retorno. Esse retorno geralmente é chamado de R pelos vendedores e pode ser de 1 a 12: R01; R02; R03....

Esse retorno não é ilegal, ou seja, eles PODEM fazer isso com você e você não pode fazer nada, a não ser, ficar atento.

Cada brinde oferecido cobra 1 R de você e quanto maior for o custo do brinde, maior esse R vai ser. Exemplo: um jogo de tapetes: R01. Documentação grátis: R09.

Esses R's não aparecem no seu contrato e não tem como você saber que está pagando por ele e por isso, qual é meu conselho:

Antes de tudo, pesquise, pesquise, pesquise.... se você conseguir comprar seu carro sem retorno estará economizando um dinheiro muito bom.

Segundo: dispense os presentinhos de concessionária, eles não existem.

Outra coisa, geralmente a melhor financeira para adquirir veículos é a BV Financeira e você pode optar por ela. Na pressa, a maioria dos vendedores tenta aprovar sua ficha no ITAU LEASING porque por essa financeira, a resposta é automática, eles não ficam tentando comprovar se sua ficha é vedadeira ou FAKE. Ou seja, sua aprovação é instantânea e o vendedor não corre o risco de perder a venda, maaaaaas, tudo tem um preço: a taxa de serviço do Itaú está entre as mais altas e quando você terminar de pagar seu contrato, terá perdido um valor que não precisaria ter sido desperdiçado, caso o vendedor e você fossem pacientes e aguardassem um ou dois dias, no máximo, pela aprovação do crédito.

Enfim meninas, espero que as dicas tenham sido úteis, mas isso não é nem 10% do que envolvem os trabalhos com vendas de veículos, consórcios e etc... não sei porquê é tão pouco divulgado, mas estamos aqui pra isso né?

Flores, não sei se vocês gostam desses assuntos, mas eu enjoo um pouco de só ouvir falar em make e esmalte o dia todo, então peço que deixem as opiniões e que tragam assuntos novos para serem abordados aqui no blog. Somos mídia, podemos melhoras as coisas se trabalharmos por isso.

Beijos amores.

Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

10 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. ahhh... muito bom saber... excelente post,é isso que faz teu blog ser interessante, falar de tudo um pouco me traz sempre por aqui...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. é bom saber porque nos não vivemos só para passar make no rosto,é importante abordar temas que sejam de fato úteis para nos!!!bjos

    ResponderExcluir
  3. Bruna, você não sabe como me ajudou, agora sei como alertar meu pai que vai trocar o carro! Não vou deixar ninguém passar ele pra trás!
    Bjosss Vanessa

    ResponderExcluir
  4. POis é.. quando eu comprei meu carro... minha irmã ajudou e pagamos A VISTA.. ou seja.. nada de nos enrolarem com trocentas prestações... e tudo que a gente quis colocar a mais não nos deram, tivemos que pagar. CLARAMENTE, claro. De repente, se a gente fosse "parcelar" eles nos davam de "presente" rsrs
    Mas é assim no Brasil mesmo, não tem jeito!

    ResponderExcluir
  5. Gostei MTO do conteúdo do texto!!!

    No momento não tenho condições para comprar meu primeiro carro, mas meu namorado já está pensando em comprar e achei MUITO legal suas dicas sobre o financiamento e os Retornos.

    Eu já sabia que existia algo do tipo, pq claro NADA VEM De graça e os vendedores ganham em cima de Tudo que Dão... Mas eu não fazia idéia de que era assim que funcionava.

    "Antes de tudo, pesquise, pesquise, pesquise.... se você conseguir comprar seu carro sem retorno estará economizando um dinheiro muito bom.

    Segundo: dispense os presentinhos de concessionária, eles não existem."

    Achei mto legal mesmo, o blog é mídia e como mídia é aberto a outras informações. Nós mulheres somos mais que 'pura vaidade' e conciliamos muito mais coisas com isso.

    Tá de parabéns Bruna!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Bruninha!
    Acho que todos os assuntos perninentes ao dia a dia, fazem parte do universo feminino e isso é o que vale.
    Esse seu esclarecimento além de verdadeiro é bem pertinente, justamente por causa da impaciência diária, da vontade de comprar logo e ter o objeto, muitas vezes passamos por cima de vários detalhes que estão 'embutidos' no financiamento... um absurdo!
    Infelizmente a impunidade reina e nem podemos fazer muita coisa, a não ser, ficarmos bem alertas.
    Importantíssimo suas colocações, muito bem!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto não terei $$$ pra comprar um carro tão cedo =/

    Mas é bom saber para o dia em que for comprar um.

    Gostei do texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. dicas super úteis Bruna...
    a gente tem que sempre estar de olho bem aberto!!!!

    ResponderExcluir
  9. Legal!! Dicas importantes pra quem quiser comprar um carro...

    ResponderExcluir
  10. Bruna, adorei esse post... concordo com vc Makeup todo dia, toda hora enjoa mesmo. ^^
    Assunto super interessante pro povão ficar ligado!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem