Pedro de Toledo - SP

Oi lindezas, hoje me deu na telha mostrar um pouquinho da cidade onde moro pra vocês, com pretexto turístico mas a título de protesto. 

Pedro de Toledo está localizado a sudeste do estado de São Paulo, fazendo divisa ao Norte com Juquitiba; ao Sul com Iguape; ao Leste com Miracatu e ao Oeste com Itariri e Itanhaem.

Cultura Local e pontos para o ECO-TURISMO no bairro Ribeirão Grande, que fica a cerca de 8 minutos de distância do Centro, são o destaque da cidade de Pedro de Toledo. Para chegar ao bairro margea-se o rio Itariri, passando por diversas chácaras , parte do bairro está localizado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, diversos moradores tiram seu sustento do que a terra lhes provém, a cana de açúcar produzindo a garapa e o melado, a mandioca com a farinha da mandioca é um produto que tem forte expressão logo após a banana, que é a principal atividade na região, as cachoeiras quase que inexploradas tem águas refrescantes e por diversas vezes cristalinas. Nas épocas de chuvas, animais silvestres típicos da região são vistos periodicamente.

Nasci em Santos - SP e morei lá muitos anos, já morei em Piracicaba e em Leme também, não gosto muito de cidade pequena e Toledo tem apenas 10200 habitantes, mas sou obrigada a admitir que morar em um lugar assim tem muitas vantagens:


Aqui não tem trânsito e nem semáforo, quem não tem carro pode não se importar com isso, mas quando vou pra São Paulo e demoro 2 horas para andar 1 km sinto como é bom morar aqui.

Em 10 minutos vou até o mercado de carro, compro o que preciso e volto.

Levo meus filhos na escola e volto pra casa antes de ir pro trabalho, sei que muitas pessoas levantam as cinco da manhã pra poder entrar no serviço as 8... eu acordo as 7:30, levo os babyes na escola, venho pra casa me arrumar e tomar café, blogar, e ainda chego no trabalho às 9:00, não posso reclamar.

Cidade pequena é legal porque todo mundo conhece todo mundo... há quem diga que é ruim por causa de fofoca, mas veja bem: onde há fumaça, há fogo, se você for uma pessoa tranquila, dificilmente vai ver seu nome em boatos. #nuncativeproblemascomisso.

Além de tudo isso, já tive oportunidade de ver NA RUA: Tucano, esquilo e bicho preguiça! Fora os animais mais comuns como cavalo, boi, galinha, kkkk...

Sei que pra alguns isso é bobagem, mas eu tenho filhos e prefiro que eles vejam tudo isso do que morem cercados de buzina e concreto.

Pra quem pensa que moro na roça, kkkk.... saibam que além de tudo isso, Pedro de Toledo fica a 20 minutos do mar, sendo que daqui pra praia não tem trânsito nenhum, nenhum mesmo, Peruíbe é uma cidade vizinha que já tem mais opções de cultura e lazer e hospeda lindas praias para curtir o fim de semana. Ou seja... moro num lugar lindo.

Agora vem a parte difícil da coisa:

A cidade não oferece oportunidade de estudos e nem de crescimento profissional, a população é um tanto acomodada com a situação e os que desejam ter um futuro um pouco melhor MIGRAM para outras cidades como aves em bando, a pouco tempo atrás metade da cidade se mudou para Jaraguá do Sul em busca de emprego e ninguém mais voltou.

A política daqui é uma vergonha, o favorecimento de alguns é explícito e o princípio da PUBLICIDADE não existe... concursos públicos são feitos sem que ninguém saiba, por organizadoras de caráter duvidoso, frentes de trabalho vem e vão e as vagas muitas vezes já são prometidas para uns e outros, cargos de confiança são dados sem necessidade e a gente vê dinheiro público indo pelo ralo inúmeras vezes.

A cidade não tem maternidade e nem um serviço de emergência decente, quem precisa dar a luz tem que viajar no mínimo 40 minutos de ambulãncia para gerar em outra cidade, o atendimento pela prefeitura é difícil de conseguir e por muitas vezes quem precisa é tratado muito mal. É duro, mas é realidade que ninguém tem coragem de denunciar.

Aqui em época de política, câmara é casa de bênção e prefeitura sinônimo de amizade com a população, depois disso o desprezo é tremendo... paciência né?


Enfim, não vou muito adiante do que já disse aqui se não me matam e jogam meus restos mortais pela cidade, mas que é assim é, kkkk.

De qualquer forma, visitem Pedro de Toledo quando tiverem uma oportunidade, tenho certeza que vão gostar muito da tranquilidade da cidade e das belezas naturais que tem aqui.

Grande Beijo.




Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

3 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Que lugar lindo Bru,não imaginava que morava em uma cidade tão tranquila,logo você que é super elétrica,ligada em 220W,rs.

    Amei o lugar,ótima opçao de turismo e para criar nossos filhos,o contato com a natureza e com pessoas é muito importante,ao contrário da cidade grande que as crianças nunca viram uma laranjeira ou um limoeiro e contato só com a familia e olhe lá,por causa da violencia.

    Agora em relação a prós e contras acho que isso ocorre sempre nessas pequenas cidades,aqui em Macaé quando vim em 2000 as pessoas para fazer uma facul tinha que ir para Campos,2:30h de Macaé...hoje a cidade tem várias opções de facul,cidade universitária,as escola municipais tem um bom ensino...mas ainda deixa a desejar,cursos profissionalizantes para mulheres são poucos,só uma linha de ônibus roda na cidade,o monopólio impera e fora outras coisitas mais,mas deixa quieto,rs.

    Amei conhecer um cadinho mais de sua cidade!!!

    Beijinhos :)******
    www.saladamista2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como sua cidade eé linda e parece de uma tranquilidade... Deu para viajar direto até aí sem nem sair de casa.
    Tomei banho nas cachoeiras e fiz eco turismo, que delícia!
    Curte muito sua cidade, pois em outras a poluição e violência já dominam.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Que cidade linda!

    Lembra a cachoeira de Peruíbe *-*

    Adoro

    ;*

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem