Notícia assustadora!

Hoje de manhã ao chegar no trabalho recebi o jornal Agora e me deparei com a manchete: "Esmaltes brasileiros contém substâncias que podem causar câncer", fiquei bege quando comecei a ler e ver que se tratava das marcas mais conhecidas e tradicionais do país: Colorama, Risqué e Impala, principalmente as cores mais claras, contém substãncias que podem causar alergia ou até mesmo câncer, sendo que na Europa essas substâncias já são proibidas.


Acho importante também ressaltar que apenas UM ESTUDO foi feito, ainda não houve outras evidências e eu mesma nunca ouvi falar de alguém que tenha contraído câncer por causa de esmaltes, não sei se eu sou desinformada ou se realmente isso é novidade, mas claro, não custa prevenir... não estou falando de boicotar as marcas porque eu mesma gosto bastante dos esmaltes, mas acho que dar uma variada pode ser mais...digamos... saudável.. sei lá, fiquei com medo, uma boa dica pode ser usar os esmaltes hipoalergênicos como os da Derma Nail que até é parceira aqui do blog, legal saber que tem empresas que se preocupam com a nossa saúde.

Procurei mais informações para vocês e vejam o que encontrei:


Esmaltes brasileiros representam risco para saúde, aponta pesquisa. A PROTESTE Associação de consumidores analisou 12 tons de esmaltes na cor branca, das três marcas mais vendidas no país (Colorama, Risqué e Impala), para testar quais seriam as opções mais seguras para o consumidor. Sete tons das marcas Impala e Risqué foram mal avaliados por conterem concentrações de substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.
Alguns desses componentes já foram eliminados nas fórmulas dos produtos na Europa, como o dibutilftalato e o nitrotolueno, pois estudos apontarem ser potencialmente cancerígenos. Os únicos produtos brasileiros que poderiam ser comercializados nos países europeus são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué, que estão livres de tais substâncias. Mas, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não restringe o uso do dibutilftalato nem o do nitrololueno. E não há limites para uso do tolueno e furfural, encontrados na composição dos esmaltes.

Pelas normas europeias, a quantidade máxima permitida de tolueno é 25% (250.000 mg/kg), e a de furfural, 360 mg/kg. Os esmaltes da Impala (inclusive os da linha hipoalergênica) contêm dibutilftalato. No caso do tolueno, havia concentrações próximas ou até além do limite permitido na Europa. Os produtos tradicionais da Risqué têm nitrotoluene, e tolueno em quantidades próximas, ou no limite permitido.

Substâncias como dibutilftalato são usadas para plastificar os materiais e, no esmalte, para dar mais brilho. O tolueno é um solvente usado para fixação. Em contato com a pele pode causar alergia. Além disso, seu uso frequente tem efeito cumulativo, podendo provocar câncer.
  O teste considerou, também, comparação da durabilidade, abrasividade, o tempo de secagem e o brilho. O resultado completo do teste está na revista Proteste de maio, distribuída exclusivamente aos associados e disponível aos associados no site www.proteste.org.br
A PROTESTE enviou os resultados ao Ministério Público Federal de Minas Gerais para providências e solicitou à Anvisa que haja limitação ou exclusão de tais substâncias nas fórmulas dos esmaltes. Sugeriu, ainda, que seja firmado compromisso com os fabricantes do setor, como ocorreu na Comunidade Europeia, para banir o uso de tais substâncias nos esmaltes.

Substâncias encontradas:

Dibutilftalato – banida em cosméticos (incluindo esmaltes) na Europa, pela Diretiva 76/768/EEC 1976.
Nitrotolueno – composto comprovadamente cancerígeno. Banido na Europa pela diretiva 2005/80EC Annexe 2/1165.
Tolueno – composto comprovadamente cancerígeno. Quantidade máxima permitida na Europa: 25% (250000 mg/kg), de acordo com a Diretiva 2009/6/CE.
Furfural – composto comprovadamente cancerígeno. Quantidade máxima permitida na Europa: 360 mg/kg, de acordo com SCCNFP/0822/04.

(Extraído do site Lazer e Beleza.com)


Fica a dica né meninas? Pelo menos não vamos mais padecer de falta de informação sobre o assunto e conhecimento é poder, certo?

Beijos amores, continuem por aqui pois vem muita coisa boa.   Beijos!!!

Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

8 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Nossa, era só o que faltava x___x
    uso todas essas marcas

    Espero que arrumem logo isso!

    ResponderExcluir
  2. Leiam e divulguem, por favor: http://www.cosmeticagem.com.br/post/esmaltes-podem-causar-cancer-perai/

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa O.O
    piooor ki uso essas marcas toda :S
    i agoraaaa Meu Deus! "/

    Bjinhos flôr ;*
    E valeu pelo post informativo !

    Pâm
    http://chiqueatodaprova.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. que loucura!!!!!!!!
    é... não adianta! a gente tem que aprender a ler, reler e estudar sobre TUDO que consome!!!!

    ResponderExcluir
  5. gente, isso é assunto seríssimo!!! se a gente se puxar, tem solução! vamos esstudar um pouco e espalhar a notícia! se todas nós escrevemos praas marcas, eles mudam seus conceitos!! olhem o exemplo da Arezzo...
    Se o consumidor deixar de consumir ou reinvindicar um produto melhor, tudo pode ser diferente!! e será!

    ResponderExcluir
  6. Será mesmo que isso é verdade? Por que se for...pelo amor de Deus né!!..Absurdo fazerem isso! Espero que arrumem logo isso, COLORAMAAA! Única hipoalergênico que tem cores diferente e bonitas além de ser mais barato >.< hahaha

    Mas o colorama que eu saiba não tem Tolueno, porque sou alérgica justamente a esse componente (juntamente com outro) então SEMPRE checo o rótulo e tenho certeza que Colorama não tem Tolueno. x.x

    ResponderExcluir
  7. Notícia mais que preocupante...
    Devemos ver se nos esmaltes que compramos tem essas substÂncias na fórmula e por enquanto, evitar, até que seja concretizada a notícia.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Eu uso essas marcas de esmalte principalmente impala,isso é preocupante mesmo !!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem