Porvinha ou praguinha?

Pois é florzinhas, tá difícil suportar esse verão já que além do calor impetuoso, agora estamos sendo atacados por um mosquitinho quase invisível (que mede entre 1mm e 2mm) que causa um coceira terrível e que é praticamente imune aos repelentes tradicionais.

Moro numa cidade que cultiva banana e por isso essa praga aqui está tirando a paz dos moradores. O mosquito pólvora, também conhecido como porvinha ou polvinha se reproduz nos talos das bananeiras que são cortadas e apodrecem..aquele ambiente quente, úmido (e nojento) é o ambiente ideal para que esses bichinhos sem vergonha se multipliquem na velocidade da luz.

Pior que a quantidade desses bichinhos que anda se espalhando por aqui, é o fato de que é muito difícil se livrar deles. Por exemplo: aqui em casa todas as janelas tem tela de proteção contra mosquitos, mas peraí 1mm já é sacanagem né? eles passam por qualquer furinho e causam desespero.

Sério gente, desespero. Tem gente vendendo casa porque não aguenta mais conviver com a praga. Até porque eles são capazes de picar até 80 vezes em um minuto (16 vezes mais do que a OMS - Organização Mundial da Saúde diz que é  suportável).

Esse bichinho não é novidade, não surgiu agora, mas antes as bananas era pulverizadas com um veneno que matava essa praga e ela não causava tanto alvoroço. Agora, não sei porque cargas d'água, não se pulverizam mais as bananas e esse bichinho tá acabando com a vida da população. Até os donos de imobiliárias já estão reclamando, porque quando alguém vem comprar uma casa aqui na região, logo começa a sentir as picadas e desiste.

Parece bobagem, mas o assunto é sério, pois apesar de não ser muito comum, o porvinha traz uma doença chamada oropouxe, com sintomas semelhantes aos da meningite..... terrível né?

O que fazer? A cidade tem um posto da Sucen (controle de pragas) mas está praticamente desativado, nunca tem ninguém pulverizando a cidade pra diminuir os ataques dos insetos. Pra onde correr? a Prefeitura parece estar mais preocupada com a organização de desfiles de ambulância e festinhas do que com o bem-estar da população pois nem ao menos satisfação sobre o assunto dá.

E agora José????? Alguém aí sabe de alguma possível solução para esse problema?

Beijinhos flores, quem quiser fazer suas reclamações, sabe onde encontrar seu espaço né? Qualquer coisinha, mande e-mail para ninabrun@hotmail.com

Fui!

Bruna Bozano

Funcionária Pública e estudante de Administração, 22 anos, mãe, esposa, amiga, cantora gospel, blogueira, evangélica, sonhadora e doida por cosméticos.

3 Comentários

Comenta aí vai... é quando você comenta que eu melhoro o blog e faço ele ficar do jeitinho que você quer ver.

  1. Nossa mosquito polvora, eu nunca tinha ouvido falar nesse!

    Os que eu odeio são aqueles siriris que ficam na luz e aparecem aos monteeees no calor argh

    ResponderExcluir
  2. Amiga, ainda não descobrimos um veneno ou um repelente eficaz, porque aqui moramos em Itariri e até agora não consigo mehorar minha pele e nem de minha filha. é de enlouquecer, passamos off, oleoe nada de evitar as tais picadas, a nossa casa também tem telas e nada adianta. Se souber de algo nos conte também. ja enviei e-mails a johnson, natura dentre outras cosmeticas com o fim de desenvolver uma formula eficaz, dentre estes problemas tem o da dengue também. Tomara que por Deus consigamos. bjos e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Na minha rua tem um lote sem limpar esses mosquitinhos está tirando a susego

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem